[Depoimento] Como o SEED nos ajudou a crescer 1042% em 2016

[Depoimento] Como o SEED nos ajudou a crescer 1042% em 2016

Texto feito por Lucas Borges (fundador da Risu)
Foto: Projeto Draft

2016 foi um ano extremamente difícil para o Brasil, com milhares de empresas encolhendo, tendo prejuízos e, infelizmente, demitindo pessoas. Muitas empresas com 10, 30, 50 anos de história, reconhecidas e com muitos clientes passando por dificuldades e intensos desafios para se manter de pé. Agora imagine startups, com menos de 10 funcionários, competindo com grandes empresas e, com valores imensamente menores para investirem. O cenário fica ainda mais complicado, não é mesmo?

Pois mesmo em meio aos intensos desafios, nós pudemos contar com um apoio incrível no segundo semestre de 2016, e que foi fundamental para que a Risü crescesse 1042%: o SEED.

Ao longo de praticamente seis meses, fomos acelerados, apoiados de perto e nutridos por conhecimento e oportunidades. O SEED nos proporcionou algo muito maior do que os R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) de capital semente, totalmente livre de participação (isso significa que rebemos oitenta mil reais a fundo perdido, o SEED não pede percentual da sua empresa em troca disso).

O grande valor de ser acelerado pelo SEED

Com certeza o dinheiro foi muito importante. Com ele nós pudemos investir mais em comunicação, estratégias, pessoas e acelerar nosso crescimento. Mas o grande valor de ser acelerado pelo SEED foi de fato o conjunto de benefícios e estar presente no ecossistema de startups mais vibrante e acolhedor do Brasil. Contamos com a expertise de agentes de aceleração, que se entregaram por completo a apoiar as startups, trabalhando até nos finais de semana com a gente, quando não tinham a menor obrigação de fazerem isso. Os agentes de aceleração acompanhavam nossa evolução, estudavam outras estratégias e nos apoiavam a mudar de rumo e seguir na direção correta, além de nos instigar a buscarmos metas cada vez mais desafiadoras, semanalmente.

Além dos agentes de aceleração, poder contar com o time de organizadores do SEED, que se empenharam para nos entregar toda a infraestrutura necessária, além de parcerias com empresas como Microsoft, Amazon e outras gigantes, que nos possibilitaram utilizar serviços importantes para nosso crescimento, de forma totalmente gratuita.

Mentorias e palestras com empreendedores fora da curva como Neil Patel, o maior especialista de marketing digital do mundo, e empresas gigantes do mundo como a Baidu. Tive a oportunidade de ter uma mentoria de 10 minutos com o CEO da Baidu no Brasil, algo que seria impossível sem o apoio do SEED.

Estar em contato com mais de 100 empreendedores diariamente, de diversos segmentos, com bagagens culturais e empreendedoras completamente diversas, fizeram com que eu crescesse como empreendedor e aprendesse bastante com cada um deles. Hoje, mesmo após o fim da nossa rodada, cultivo grandes amigos e parcerias com várias empresas como Even3, BeerOrCoffee, Melhor Câmbio, EuNenem, Lett Insights e Nexer.

Crescemos 1042%, por causa do SEED

A Risü é uma plataforma que conecta lojas online e ongs, possibilitando com que qualquer pessoa no Brasil ou no mundo, compre em mais de 300 lojas parceiras (ex: Americanas, Submarino, Gol, Ponto Frio, Netshoes), acesse cupons de descontos para economizar (ex: cupom de desconto Americanas, cupom de desconto Submarino, cupom de desconto Netshoes) e doe parte do valor de suas compras para uma ONG à sua cliente. Tudo isso, sem pagar a mais pelo produto. Com apenas um clique, proporcionamos com que todas as pessoas tornem a sociedade melhor, do conforto de sua casa, comprando online.

Entramos no SEED com menos de 100 lojas afiliadas e menos de 10 ongs parceiras. No SEED, pudemos aprender muito com outros empreendedores, entender estratégias de crescimento e focar intensivamente em crescimento. Ao final do SEED, crescemos 1042% em faturamento, impactamos mais de 20mil vidas com as doações geradas por nossos usuários, aumentamos o número de lojas afiliadas para 300 e hoje são quase 40 ongs parceiras que confiam na Risü.

Nosso crescimento e entrega dentro do programa nos rendeu a avaliação geral ao final do programa entre as 3 startups que mais se destacaram no SEED, junto com BeerOrCoffee e Even3. Nós já estávamos muito felizes por tudo o que o SEED havia nos proporcionado, como ele havia nos ajudado a crescer e nos estruturar melhor, porém nossas expectativas foram superadas. Nós ganhamos uma premiação para ir até Austin, Texas e participar do SXSW (South by Southwest), o principal evento de tecnologia e entretenimento do mundo.

No evento pude fazer vários contatos, aprender estratégias de marketing digital recém saídas do forno e em 2017 nós já estamos mirando superar o crescimento de 1047% do ano passado.

O SEED é o principal programa de aceleração do Brasil, realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais  e pela SEDECTES. Se você possui uma startup e procura crescer seu negócio, Minas Gerais é o melhor lugar para empreender e inovar. Nós temos o SEED!

 

Lucas Borges é fundador da Risü, entusiasta do empreendedorismo social e premiado como Jovem Empreendedor Social do Ano (2016) pelo Prêmio Laureate e pela International Youth Foundation.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>