Instrutor de discurso da Apple ensina empreendedores do SEED a fazerem um pitch perfeito

Instrutor de discurso da Apple ensina empreendedores do SEED a fazerem um pitch perfeito

O SEED recebeu, na tarde desta quinta-feira (03), o instrutor de discurso da Apple, Buddy Burke. Durante duas horas, os empreendedores acelerados tiveram a oportunidade de aprender como falar em público de forma clara, com o objetivo de atrair investidores. Após participarem de palestras e dinâmicas, os empreendedores do SEED tiveram seus pitches avaliados pelos convidados.

“A música é o silêncio entre as notas musicais”, disse Buddy Burke, parafraseando o compositor francês, Claude-Achille Debussy. Burke, que é especialista em ajudar cientistas e empresários a criarem pitches para investidores, garante que para um empreendedor atrair a atenção de seu público é necessário usar a entonação e a pausa corretamente, frisando a importância de uma boa oratória.

Nos dias que ficou em Belo Horizonte, Burke percebeu que os empreendedores brasileiros são os que mais compartilham conhecimento no planeta. “Não sei se é apenas uma virtude dos empreendedores belo-horizontinos ou se é dos brasileiros em geral, mas estou admirado como pessoas de sucesso contam suas virtudes. Vocês não são egoístas e acredito este ser o caminho para o sucesso”, afirma.

Durante a conversa com o instrutor, a maior dúvida dos empreendedores do SEED foi sobre qual a forma de fazer o melhor pitch. De acordo com Burke, isso não existe, uma melhor maneira ou fórmula pronta. Primeiro é preciso entender com quem você está falando, porque a apresentação muda de acordo com o público. Uma coisa que faz sentido para um investidor, pode não ser tão relevante para um cliente, por exemplo. Então, o discurso precisa fazer sentido para quem está escutando naquele momento.

Segundo Burke, o início do pitch é muito importante, pois é nele que você prende a atenção do seu público. Por isso, duas formas efetivas são: começar com uma pergunta ou colocar uma questão intrigante. Ele também falou que memorizar a apresentação nem sempre é a melhor estratégia. “É melhor dividir o pitch em tópicos, praticando o tom, ritmo e pausa entre as falas. Isso é o que bons discursadores dominam. É só ver o TED ou comediantes, por exemplo”, explica o especialista.

Storytelling também é uma forma efetiva para apresentar um bom pitch. De acordo com Burke, contar histórias é um hábito humano e todos gostam de ouvir uma quando bem contada, principalmente quando ela é pessoal, pois gera identificação. Isso também é possível fazer com empresas B2B, mas lembrando sempre de ir ao ponto, o diferencial da sua startup.

Ele ainda ressaltou que slides são importantes, mas devem ser apenas suporte para a fala, sendo claros, concisos, contendo o essencial – ideia, finanças e time. Por fim, o especialista garantiu que o pitch fica melhor a cada repetição. Então é preciso praticar, praticar e praticar sempre que possível, sem medo. Dessa forma, Burke garante uma apresentação segura que vai conquistar a atenção do público.

João Gustavo Claudino, CEO da Load Control, apresentando seu pitch

 

Não participou desta oportunidade e quer montar um pitch que faça com que todos tenham interesse em escutar? Veja algumas dicas do especialista Buddy Burke:

  • Antes de apresentar, boceje para abrir a garganta
  • Comece com uma declaração provocativa ou uma pergunta para abrir seu pitch
  • Conte o que você fará por quem está te ouvindo?
  • Entenda uma coisa: eles não se importam com você ou com quem você é, mas sim com seu produto ou serviço
  • Sempre que possível, coloque o público em uma história,
  • Pratique no chuveiro, pratique no seu carro, pratique onde você puder
  • Números: não basta deixá-los soltos, eles precisam fazer sentido
  • Nunca leia os slides, eles devem ser poucos e apenas complementar sua conversa
  • Sorria e sorria novamente
  • Mantenha o público com você: você está compartilhando algo que eles precisam saber
  • Use o ritmo para manter seu pitch interessante e compreensível
  • Faça pausas com frequência e você se destacará
  • Divirta-se e deixe-os com algo para pensar
  • Termine fortemente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>