A arte de empreender, pela visão dos SEEDers

A arte de empreender, pela visão dos SEEDers

Aventurar-se no mundo do empreendedorismo demanda muito fôlego e mente aberta. É preciso resiliência para desenvolver ideias, extrapolar barreiras e conquistar públicos, investidores e clientes.

Daniel Melo, da Medlogic*, e João Marcelo Moreira Braga, da Personal2Travel*, acelerados pela 4ª rodada do SEED, contam um pouco das suas vivências no universo do empreendedorismo e da inovação. Detalhe importante: esse diálogo foi parte de uma conversa rotineira de Whatsapp.  

O empreendedorismo além do glamour   

Daniel: A jornada do empreendedor, em especial  dos que promovem a inovação, não se parece com um resort all inclusive de alegrias constantes, com pessoas ao redor servindo para tornar a diária mais confortável. É uma selva virgem, inexplorada, com riscos desconhecidos. É preciso abrir caminhos nunca atravessados, sem haver ninguém para ajudar, em muitos momentos. A maior parte das vozes grita “Desista! Você não irá conseguir!”.

João: As dificuldades e desafios de se explorar e conquistar uma selva virgem traz muito mais alegria e felicidade do que o glamour de um resort all inclusive. Quem acha que a vida deveria ser esse resort não nasceu para os desafios de liderar uma startup.

João Marcelo Moreira, da startup Personal 2 Travel

D: Verdade, é um estilo de vida realmente sem paralelos. Num instante você perde o sono por causa de um grande problema. Em seguida, agradece a Deus pela oportunidade de, ao resolver o problema, criar algo significativo. Acredito que seja a marca das atividades meritocráticas: um atleta em alto nível se constrói com sangue, suor e lágrimas. Mas quando alcança a vitória, se sente preenchido. E mesmo “perdendo”, cresce no processo. A sabedoria está em se alegrar com a jornada.

Daniel Melo, da startup Medlogic

J: Totalmente isso. No final o caminho, o processo e a evolução acabam gerando mais valor que o benefício final em si. No resort, você já vai direto para o benefício, perdendo toda a parte de evolução, no estilo fast-food de vida.

D: Muitas vezes, a palavra certa de encorajamento é o vento favorável que nos ajuda a continuar acreditando. Dessa forma, obrigado Leo Dias, amigos empreendedores e equipe do SEED por continuarem nos encorajando!

*A MedLogic é uma startup que oferece um sistema que propõe um plano de cuidados individualizado para idosos, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida do paciente e dos familiares.

**A Personal2Travel fornece às companhias de viagens tecnologias que tornam possível a personalização entre marcas e viajantes, através de serviços de armazenamento, organização, processamento e análise de dados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>