Aventurar-se no mundo do empreendedorismo demanda muito fôlego e mente aberta. É preciso resiliência para desenvolver ideias, extrapolar barreiras e conquistar públicos, investidores e clientes.
Daniel Melo, da Medlogic*, e João Marcelo Moreira Braga, da Personal2Travel*, acelerados pela 4ª rodada do SEED, contam um pouco das suas vivências no universo do empreendedorismo e da inovação. Detalhe importante: esse diálogo foi parte de uma conversa rotineira de Whatsapp.
O empreendedorismo além do glamour
Daniel: A jornada do empreendedor, em especial dos que promovem a inovação, não se parece com um resort all inclusive de alegrias constantes, com pessoas ao redor servindo para tornar a diária mais confortável. É uma selva virgem, inexplorada, com riscos desconhecidos. É preciso abrir caminhos nunca atravessados, sem haver ninguém para ajudar, em muitos momentos. A maior parte das vozes grita “Desista! Você não irá conseguir!”.
João: As dificuldades e desafios de se explorar e conquistar uma selva virgem traz muito mais alegria e felicidade do que o glamour de um resort all inclusive. Quem acha que a vida deveria ser esse resort não nasceu para os desafios de liderar uma startup.

D: Verdade, é um estilo de vida realmente sem paralelos. Num instante você perde o sono por causa de um grande problema. Em seguida, agradece a Deus pela oportunidade de, ao resolver o problema, criar algo significativo. Acredito que seja a marca das atividades meritocráticas: um atleta em alto nível se constrói com sangue, suor e lágrimas. Mas quando alcança a vitória, se sente preenchido. E mesmo “perdendo”, cresce no processo. A sabedoria está em se alegrar com a jornada.

J: Totalmente isso. No final o caminho, o processo e a evolução acabam gerando mais valor que o benefício final em si. No resort, você já vai direto para o benefício, perdendo toda a parte de evolução, no estilo fast-food de vida.
D: Muitas vezes, a palavra certa de encorajamento é o vento favorável que nos ajuda a continuar acreditando. Dessa forma, obrigado Leo Dias, amigos empreendedores e equipe do SEED por continuarem nos encorajando!
—
*A MedLogic é uma startup que oferece um sistema que propõe um plano de cuidados individualizado para idosos, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida do paciente e dos familiares.
**A Personal2Travel fornece às companhias de viagens tecnologias que tornam possível a personalização entre marcas e viajantes, através de serviços de armazenamento, organização, processamento e análise de dados.