Encontros presenciais promovem conexões enriquecedoras

O grande diferencial da 7ª edição do Seed MG é a descentralização das iniciativas de aceleração de startups. Nesta edição, pela primeira vez em sete rodadas, o programa expandiu seu alcance para além da capital mineira, chegando a várias cidades do interior do estado.

Os tradicionais eventos quinzenais da 7ª rodada têm registrado um crescimento constante na participação de empreendedores e membros da comunidade, ocorrendo não só no polo de Belo Horizonte, mas também em Viçosa, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá. A ideia é promover conexões de valor entre os participantes do Programa e muito conteúdo por meio de seus convidados, representando a interiorização de políticas públicas e de fomento aos ecossistemas de inovação.

Saiba mais sobre os eventos que ocorreram em setembro.

No polo de Belo Horizonte, o evento se deu majoritariamente no BHTEC e contou com a presença de 24 empreendedores de 22 startups, 8 palestrantes e 6 organizadores do evento (líderes e agentes).

Os eventos contaram com a presença de diversos palestrantes, que puderam contar mais sobre suas experiências pessoais, suas trilhas e projetos, estratégias, desafios e diversos outros assuntos que certamente agregaram de forma positiva para os participantes. Nomes como Bruno Capelão, diretor executivo da ByeBnk, Franklin Lucas, COO da Lett, Francis Leo, fundador da Risu e da Casa Ubumntu, Tiago Pereira, líder de comunidades do SEED, CEO da Wicar Brasil, Leo Mack, Andressa Molinari e Magali Alvarenga, CEO e co-fundadora da Wicar Brasil, Icaro Molinari, Victor Soares, co-fundador e CEO da Metha Energia e Leo Mack, COO da uCondo.

Segundo a Agente de Aceleração local, Poliane Lorindo, “O evento foi um sucesso, cumprindo os objetivos de conectar startups e empreendedores com palestrantes e mentores de alto nível, para compartilhar conhecimento e experiências, e promover o networking”.

Nos polos de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, onde os eventos se revezam a cada duas semanas, a última edição ocorreu em Itajubá, nos espaços Coworking UNIFEI e INOVAI, contando com a participação de 10 empreendedores de 8 startups, 3 palestrantes e 1 organizador.

De acordo com Ana Beatriz Costa, agente do polo, o evento proporcionou um ambiente de interação, aprendizado e inspiração por meio de uma dinâmica e conexões intensas. Isso ficou evidente com os momentos de interação com projetos que fazem parte do programa de Pré-aceleração do Centro de Empreendedorismo da UNIFEI, nos quais as startups do SEED relataram experiências de estarem
participando de um programa de aceleração do governo e ainda os desafios e
conquistas para que chegassem onde estão.

Além disso, estiveram presentes o Professor de Finanças, Cleber Gonçalves, da Unifei e também Conrado Navarro, CFO do Sicoob Sudeste Mais. Houve também uma mesa redonda com Maurício Bittencourt, Head da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) e visitas em empresas que já passaram pelo processo de incubação e hoje desfrutam de um espaço próprio, como a HVEX e a Juntos Energia.

Em Viçosa, o encontro teve lugar no tecnoPARQ e contou com a participação de 10 empreendedores de 7 startups, 1 organizador e 4 palestrantes que discutiram marketing, vendas e relacionamentos governamentais.

Segundo Rayane Nogueira, Agente de Aceleração da cidade, “O evento teve como objetivo impulsionar o ecossistema de inovação de Viçosa por meio de conexões com a Prefeitura e acelerar os negócios com palestras e mentoria”. Entre os palestrantes, estiveram presentes Paulo Chequer, Maurício Trindade, Growth Hacker e Sales Manager, Maiara Barreto, Head de Marketing e Estratégia na Esteio Gestão Agropecuária, e Igor Guadalupe, Diretor Executivo do GESUAS.

Em Governador Valadares, o encontro aconteceu no Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce (Coworking Prefeitura SMDCTI). O evento contou com 4 participantes de 4 startups da cidade e 3 palestrantes, organizados por 1 membro da Equipe Seed.

Figuras importantes no campo do empreendedorismo e inovação estiveram presentes, oferecendo às startups a oportunidade de interagir com o ecossistema de Governador Valadares, compartilhando seus desafios, conquistas e lições aprendidas. Além das atividades no Parque Científico, as startups visitaram a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e conheceram os principais agentes envolvidos em empreendedorismo e inovação, com uma apresentação da Reitora da instituição. Foram discutidas possíveis colaborações com a universidade para aproximar as startups dos estudantes, professores e coordenadores de cursos. Fyllipe Félix, agente de aceleração da cidade, relatou que o evento tinha como objetivo estimular o ecossistema de inovação de Governador Valadares, aproximando os empreendedores do SEED e fomentando o crescimento dos negócios dos participantes do programa.

O evento em Juiz de Fora ocorreu no Moinho Lab. Houve a presença de 11 participantes de 7 startups da cidade, 2 palestrantes e 2 membros organizadores. As palestras foram apresentadas por Humberto Almeida e Jeremias (Agente de aceleração do polo). Jeremias e Arthur Avelar, do Moinho Lab, conduziram uma apresentação SEED para convidados, um Matchmaking com Startups, compartilhamento de banca e demais dinâmicas com os empreendedores.

Por fim, em Uberlândia o evento ocorreu no MTI – Minas Tecnologia e Inovação e contou com 15 participantes de 11 startups da cidade, 4 palestrantes e 1 membro da SEDE.

Dentre as palestras, Liana Braia, Diretora de Experiência do Cliente da Sankhya, Raphael Silva, Head e Frederico Parreira, Especialista de Produtos da ZUP, Fábio Raffael, do MTI, Erlan, Armazém Peixoto, Colégio Dom Bosco, Supporte Logistica, Unimed e outros.

Saiba mais sobre os eventos que ocorreram em setembro.

  • 18 horas de palestras;
  • 12 horas de mentorias;
  • 4 horas de visitas a instituições;
  • 3 horas de matchmaking;
  • 5 horas de rodadas de negócios;
  • 2 horas de dinâmicas de conexões;
  • 3 horas de sessões de “hotseeds”;
  • Participação de 176 pessoas nos dois dias;
  • 70 startups envolvidas;

A 7ª Rodada do Seed MG retornou com ainda mais força. Os eventos realizados nos dias 14 e 15 de setembro foram um grande sucesso e têm o potencial de atrair um público cada vez maior, oferecendo conteúdo enriquecedor e oportunidades valiosas de conexão

Shopping Basket