Por: NexAtlas
A ferramenta, que em seu protótipo já havia conquistado mais de 35 mil pilotos, acaba de ser lançada oficialmente em uma versão totalmente remodelada.
Pilotos de avião e helicóptero agora podem utilizar a nova aplicação web da startup NexAtlas para escolher a melhor rota aérea a ser percorrida em voo. O foco da ferramenta são os pilotos da aviação particular e executiva, cerca de 80% da indústria aeronáutica, que, diferente das linhas aéreas, possuem recursos limitados e são responsáveis por gerenciar toda a operação de voo por conta própria.
Idealizada por Vinícius dos Anjos, piloto e agora diretor da empresa, a ferramenta lançada auxilia na visualização de mapas aeronáuticos, traço da rota, cálculo do tempo de voo e combustível necessário, verificação de informações meteorológicas e dos aeroportos, além de prover navegação aérea por GPS.
O protótipo já havia sido tão bem recebido pela comunidade aeronáutica que registrou o cadastro de pouco mais de 50% do total de pilotos no país sem qualquer investimento em marketing. Decidimos fazer do projeto uma empresa e, para isso, era necessário buscar meios para nos capacitar e dedicar em tempo integral ao aprimoramento
constante da aplicação. Assim nasceu a NexAtlas, comenta Vinícius.
Para investir na ideia e aprimorar o protótipo construído, o piloto criou uma campanha de financiamento coletivo no início de 2016, arrecadando 94 mil reais através da contribuição de centenas de pilotos que acreditam na ideia. A campanha representou um marco na trajetória da startup e permitiu a criação de um time de profissionais que hoje conta também com uma especialista em marketing digital, um designer gráfico e dois programadores.
A equipe foi acelerada na 3ª rodada do SEED, iniciativa do Governo de Minas Gerais, e foi reconhecida na metade do programa como a “startup de melhor desempenho”, o que lhes rendeu um curso de empreendedorismo na Universidade de Stanford. No começo de 2017 foram selecionados para o Start-Up Chile e se mudaram para Santiago, onde têm se dedicado a estudar e refinar o modelo de negócios da empresa. Ao todo, foram levantados cerca de 274 mil reais em investimentos equity-free, além dos recursos próprios já investidos.
Esse período foi importante para que a startup pudesse trabalhar no aprimoramento da aplicação usando um sistema de construção colaborativa com sua comunidade de usuários. Foram meses colhendo feedbacks, ouvindo sugestões, consertando erros e remodelando o que seria posteriormente lançado como um produto oficial da NexAtlas.
“Estamos empenhados em trazer para o Brasil e tornar acessível as tecnologias mais avançadas que estão sendo desenvolvidas pelo mundo. Funcionamos de forma tão intuitiva e prática quanto um Google Maps para aviação e queremos garantir que nossos colegas pilotos utilizem sempre as informações aeronáuticas mais recentes para tornar seus voos ainda mais seguros”, afirma Vinicius.
Ficou curioso para conhecer a aplicação? Seja um dos primeiros a acessar NexAtlas clicando aqui!