CONHEÇA A TCX: STARTUP VENCEDORA DA PRIMEIRA ETAPA DA GINCANA DO SEED 2021.

CONHEÇA A TCX: STARTUP VENCEDORA DA PRIMEIRA ETAPA DA GINCANA DOS SEEDERS 2021.

A aceleração do Seed segue a todo vapor, entrando no seu segundo mês com muita conexão e resultados de impacto.

Além das atividades de capacitação e construção das soluções em cada área temática, as startups também são convidadas a participar de eventos de interação entre os seeders. Nesse sentido, os agentes de aceleração criaram a Gincana dos Seeders 2021, que teve início no dia 18 de junho e vai seguir até o final do programa, quando conheceremos os grandes campeões da competição. Embora a gincana seja uma atividade eletiva, quase todas as startups estão participando e se dedicando nas provas.

A primeira rodada de desafios já tem uma startup vencedora – A TCX, que conheceremos um pouco melhor neste artigo.

COMO A TCX FOI CRIADA E QUAL É SUA EXPERTISE?

A TCX é uma indtech de Belo Horizonte, criada em 2018 como uma spin-off da TCS Industrial e especializada em indústria 4.0 com soluções de ponta em IA, visão computacional e IoT. A história da startup começa em 2003, com a criação da TCS (antiga Techsteel), focada em serviços de automação industrial. Com o passar do tempo, a empresa cresceu no mercado e incorporou um empreendimento no segmento de aplicativos e outras soluções web, especializando-se em TI e TA. Com a consolidação desse projeto e o aumento da demanda por tecnologias de indústria 4.0, o braço de inovação da TCS deu origem, em 2018, a uma spin-off, batizada de TCX.

Sendo assim, desde o seu surgimento, a startup teve suas soluções iniciais validadas por grandes players do mercado industrial, estruturando um time disruptivo e construindo projetos robustos e de grande impacto. A TCX segue em constante crescimento, marcando presença relevante no ecossistema de inovação e empreendedorismo.

QUAIS OS PRINCIPAIS MARCOS NA JORNADA DA STARTUP?

Logo na sua criação, a TCX foi premiada pela Vallourec, no evento Open Brasil 2018, pela construção de um sistema de medição de volume e fator de empilhamento de toras de madeira.  Em 2019, venceu uma premiação da AgroBayer no programa Startups Connected, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha para desafio de DataFarming.  Ainda no mesmo ano, foi premiada pela ArcelorMittal no Programa de Empreendedorismo Industrial da Findeslab, graças a um projeto de sistema de visão para retirada de camada de escória, em parceria tecnológica com o SENAI.

Já em 2020, foi selecionada pela JMendes no 4º ciclo do M-Start e premiada pela Petrobras no programa Conexões para Inovação.  Em 2021, a TCX foi selecionada para a 3ª jornada do FIEMG Lab 4.0, o maior programa de aceleração Indtech do Brasil, sendo premiada ainda como uma das 20 melhores startups, finalizando essa trajetória com a aprovação para o Seed Edição Especial.

COMO TEM SIDO A PARTICIPAÇÃO DA TCX NO SEED EDIÇÃO ESPECIAL?

A TCX tem um time de líderes multidisciplinar formado por engenheiros, cientistas da computação, gestores e pesquisadores, que atuam há quase duas décadas no cenário industrial e empreendedor.

Já o SEU corpo técnico conta com profissionais graduados e pós-graduados em tecnologias de ponta da indústria 4.0 como IA, visão computacional e IoT. Entre seus diferenciais, a startup possui uma equipe dedicada ao fomento da inovação. No Seed Edição Especial, a TCX está atuando junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a partir da sua expertise em visão computacional e outras tecnologias. A expectativa é gerar mais segurança para os servidores do IMA e mais proteção para a saúde dos animais, otimizando a rotina do órgão e trazendo resultados positivos nos níveis gerencial e operacional.

Para Carmem Botelho, do time TCX, a participação no Seed trouxe diversas oportunidades de conexão com o ecossistema, possibilitou capacitações de peso e permitiu colocar as soluções da startup à serviço de melhorias concretas, favorecendo um grande aprendizado sobre inovação para e com o poder público.

A Gincana dos Seeders 2021 seguirá sua programação e, em breve, traremos informações sobre outras startups vencedoras das etapas da competição. Go Seeders!

Para continuar acompanhando essas e outras notícias sobre o Seed Edição Especial, acesse as redes sociais do programa. Estamos no Instagram, LinkedIn e Facebook.