Entenda a metodologia de aceleração do Seed Edição Especial

A sexta edição do Seed passou por uma reformulação em pontos-chave da sua estrutura. Um deles é a metodologia de aceleração que permitirá ainda mais interação, networking e acessibilidade aos conteúdos.

Nesta rodada, o processo de aceleração será virtual e contará com a presença de agentes de conexão voltados exclusivamente para conectar as startups com os principais players de suas respectivas áreas de atuação.

Acompanhe e esclareça suas dúvidas!

Conheça os marcos da aceleração no Seed Edição Especial

O Seed edição especial tem como objetivo desenvolver negócios de base tecnológica de modo a gerar mais eficiência operacional para o Estado de Minas Gerais, bem como ser um agente de fomento do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

O processo de aceleração visa potencializar a interação entre as startups, mercado, ecossistema e o Estado, proporcionando a transferência de conhecimento e desenvolvimento de soluções inovadoras.

Durante seis meses, as startups ficarão imersas em um ambiente dinâmico, voltado para conexões estratégicas.

Entre as práticas previstas estão mentorias personalizadas, lives com importantes agentes do ecossistema, meetups, difusão e diversas outras ações que contribuirão para o fortalecimento das startups aceleradas.

Os dois primeiros meses serão focados no desenvolvimento dos negócios como um todo, no estabelecimento de conexões e na preparação para a banca de corte que ocorrerá no final desse período, reduzindo de 60 para 40 startups a serem aceleradas.

Nos quatro meses seguintes, a aceleração prosseguirá com o desenvolvimento dos negócios. Nessa fase, será dado um enfoque ainda maior ao estabelecimento de conexões e à aplicação da solução desenvolvida pelas startups participantes.

Entenda melhor as etapas da metodologia de aceleração

Todas as 60 startups selecionadas passarão por um diagnóstico inicial. A partir dele, serão traçadas jornadas personalizadas que permitirão aos empreendedores absorverem ao máximo os conteúdos apresentados e as demais experiências proporcionadas pelo Seed.

Além disso, ao longo dos seis meses, serão traçadas quatro trilhas de desenvolvimento, denominadas:

• negócios, na qual serão abordadas temáticas como validação, planejamento financeiro, de negócios e estratégico;
  • tecnologia, enfatizando questões como MVP (minimum viable product), usabilidade, e experiência do usuário;
  • produto, que seguirá a mesma temática da trilha de tecnologia;
  • e trilha de governo, onde serão discutidas questões relacionadas à prova de conceito, transversalidade dos desafios, além de muita conexão com importantes agentes e órgãos públicos.

Para finalizar a compreensão sobre a metodologia de aceleração do Seed Edição Especial, vale a pena analisar as vantagens e ganhos possíveis a partir da experiência virtual.

Descubra vantagens do ambiente online para a aceleração

Considerando as mudanças acarretadas pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, o Seed Edição Especial será realizado no formato online, sem, contudo, perder a entrega de valor tão característica do programa.

Isso significa maior capilaridade para chegar a todos os cantos de Minas Gerais, a outros estados do Brasil e startups em qualquer lugar do mundo!

Desse modo, alguns dos aspectos enfatizados pelo ambiente digital são:

• maior interação e networking entre mentores, advisors e empreendedores;
  • maior potencialização da divulgação, impulsionamento das startups participantes;
  • e maior acessibilidade aos conteúdos e a experiência em si.

Além de todas as vantagens apresentadas ao longo deste artigo, as startups selecionadas pelo programa terão acesso a R$ 80 mil livres de participação e muita conexão com potenciais clientes e investidores.

É fácil perceber como o Seed é uma excelente oportunidade para fazer sua startup alçar vôos mais altos, não é mesmo?

Agora que você já conhece a metodologia de aceleração do Seed Edição Especial, confira o playbook do programa e entenda melhor toda a trajetória percorrida até aqui.

O prazo para inscrição no Seed encerra-se em 26 de fevereiro. Não deixe para última hora e vamos juntos impulsionar sua startup e o empreendedorismo tecnológico em Minas Gerais e no Brasil!