SEED promove dia especial de imersão dedicado às mulheres

Evento faz parte do SEED Day – série de atividades abertas à comunidade de empreendedorismo e startups

Por: Equipe SEED

Mulheres empreendedoras e com cases de sucesso inspiradores. Este é o perfil das palestrantes que comandaram o SEED ontem (25). Durante todo o dia, elas se reuniram no coworking com outras mulheres para trocar experiências, conversar sobre trabalho e possibilidades de negócios, inspirando o empreendedorismo feminino, que cresce timidamente no Brasil.

De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas 2013, do Sebrae, 7,3 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil. O censo aponta que a participação feminina foi de 31,3%, em 2012, contra 29,4%, em 2002 – o que corresponde a um crescimento de 18% nos últimos dez anos.

Segundo a empreendedora, sócia da empresa Aptta e professora associada da Fundação Dom Cabral, Juliana Andrade, estes números ainda são baixos, mas têm potencial para crescer significativamente. A mulher tem ocupado cada vez mais espaço no mercado empreendedor por causa da autonomia, flexibilidade e possibilidades que empresas tradicionais não oferecem aos seus colaboradores. “Para muitas mulheres, o empreendedorismo é uma opção para conciliar trabalho, família e, principalmente, filhos”, indica a empresária.

Engana-se quem acha que o atual cenário econômico é desfavorável. Juliana afirma que o contexto econômico amplia este contingente. “Nos momentos de crise, pessoas se reinventam, criam e estão abertas às novas possibilidades”, afirma a empresária, salientando que todas estas vantagens são imãs que cada vez mais atraem este público.

Para a gestora de projetos do SEED, Andrea Motta, o primeiro Seed Day de 2017 foi para  incentivar a participação ativa das mulheres no ecossistema de startups de Minas Gerais. “Durante todo o dia tivemos ações voltadas para o empoderamento e engajamento das mulheres no empreendedorismo tecnológico, oferecendo encontros com empresários e especialistas renomados”, explicou.

A programação contou com workshops e bate-papos sobre carreira, formação de equipes, formação societária, contratos e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas e de empresas.

SEED Day

Shopping Basket