Seis anos após participação no Seed MG, Startup gaúcha atinge marca de 10 mil clientes

A Saipos, software de gestão para bares e restaurantes, participou da 4ª rodada do programa mineiro de aceleração e foi uma das empresas destaques

 

Com foco em oferecer um ecossistema de soluções tecnológicas para o setor food service, a Saipos, sistema para restaurante, no ano de 2017 esteve entre as 40 startups participantes da 4ª rodada do Seed MG – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, um dos maiores programas públicos de incentivo à inovação e ao empreendedorismo da América Latina. Em 2023, seis anos após ter passado pelo projeto, a empresa superou desafios e está colhendo os resultados que foram plantados ao longo dos seis meses de qualificação oferecidos pelo Sistema Mineiro de Inovação.

Na ocasião, os jovens empreendedores gaúchos e sócios, Anderson Onzi, Bruno Tusset, Eric Alves e Kenner Grings, passaram ao longo dos meses por mentorias com especialistas, benchmarking entre empresas já estabelecidas no mercado e relacionamento com investidores e demais startups. “A participação no Seed MG superou todas as nossas expectativas. Não imaginávamos que um programa de aceleração público pudesse ter tanta qualidade e trazer tantos benefícios”, comenta Bruno Tusset, CEO da Saipos.

Desde o seu início, em 2013, o Seed MG, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, já concluiu sete rodadas de formação com mais de 500 empreendedores e 240 startups participantes, movimentando mais de R$ 60 milhões em investimento atraído. A proposta do programa é que se espalhe por todo o estado uma mentalidade empreendedora. Ao final da formação oferecida pelo Seed, os sócios da Saipos, assim como os das demais startups participantes, receberam um incentivo de R$ 80 mil para investir em seus negócios.

“Ao completar uma década de atuação e alcançar sua 7ª edição, o programa não apenas estimula interações valiosas, a construção de redes sólidas e a eficaz transferência de conhecimento e habilidades entre os empreendedores apoiados, mas também celebra com entusiasmo e orgulho o sucesso e a notável trajetória de crescimento da Saipos desde sua participação na 4ª edição, em 2017. Isso destaca de maneira clara e impactante o papel fundamental do Seed MG no dinâmico ecossistema empreendedor”, complementa a Diretora de Inovação para o Setor Produtivo do Governo de Minas Gerais, Telma Ragonezi.

 

Rodadas de Investimentos

Sendo uma das empresas destaques do programa ao longo dos seis meses de aceleração, a startup gaúcha, juntamente com outras quatro startups, foi convidada a participar do Demoday Seed. Esse, que era um dos momentos mais esperados pelos empreendedores da 4ª rodada, permitiu que as cinco escolhidas apresentassem seus pitches a investidores e ao público em geral.

Além disso, o Seed MG proporcionou aos sócios da Saipos a captação de um investimento de R$ 250 mil feito pela Camila Farani, sócia da G2 Capital, na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. “O investimento foi fundamental para conseguir fazer as evoluções necessárias no produto e acelerar a estratégia go to market”, conta Onzi. 

Em 2020, a Saipos recebeu, em um novo round estratégico de investimentos, um aporte multi-milionário de outro grupo de investidores. O valor captado, não divulgado, possibilitou que a startup alcançasse outro nível de estrutura financeira, ganhando mais segurança para enfrentar os desafios que o início da pandemia anunciava. Conforme os quatro sócios, o dinheiro recebido foi utilizado para realizar desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendessem as necessidades dos donos de bares e restaurantes, como integrações com as principais plataformas de delivery e o autoatendimento.

 

Crescimento da Saipos

Desde a passagem pelo Seed MG, em 2017, a Saipos têm indicadores em crescimento, seja em tamanho da sua base de clientes, que já ultrapassa 10 mil restaurantes espalhados por todo o Brasil, ou em número de colaboradores, sendo mais de 150 atuando de forma presencial ou remota em diversos estados do país. Recentemente a empresa vem adquirindo novas vitórias, como a conquista do selo de super integradora do iFood – além de ser a maior e melhor integração com a plataforma em todo o Brasil –; o selo GPTW de uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo segundo ano consecutivo; e, também, a inauguração da nova sede, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

 “É gratificante ter passado por um programa tão concorrido e dá muito orgulho ver tudo que já construímos desde lá, e com o time excepcional que possuímos devemos continuar nessa rota de crescimento para dobrar de tamanho no próximo ano”, relata Grings, co-founder da Saipos.

         A Saipos já se estabeleceu como uma das principais empresas de tecnologia no segmento gastronômico, oferecendo um sistema de gestão completo para bares e restaurantes, com funcionalidades que atendem da gestão à operação dos negócios food. São ferramentas como frente de caixa (PDV), controle de estoque, controle financeiro, bot com atendimento por Whatsapp, cardápio digital para mesa e para delivery, roteirização de entregas, entre outras.

         De acordo com Tusset, os planos da Saipos para o futuro são de continuar empoderando restaurantes ao sucesso, por meio da educação e de soluções que possam auxiliá-los a vender mais e que proporcionem mais autonomia. “É um momento de aquecimento da alimentação fora do lar, mas ainda temos muitos restaurantes fragilizados. Portanto, é uma grande oportunidade para seguir trabalhando ainda com mais energia, oferecendo ao mercado uma estrutura de gestão mais simples, ágil e inteligente”, afirma.

Shopping Basket