A arte imitando a vida: inspiração para empreendedores

Confira nossa seleção de filmes para empreendedores. Conheça e aprenda com a trajetória de grandes nomes do mundo dos negócios.

Tatiana Adriano/Sectes

Começar ou recomeçar algum projeto é um desafio. Sendo assim, insegurança e medo são sentimentos plausíveis, desde que não atrapalhem ou inibam sua trajetória. Não tenha receio de arriscar. Acredite. Tire suas ideias do papel e transforme-as em realidade.

Inspire-se com nossa lista de filmes, todos escolhidos baseados nos ensinamentos transmitidos ao espectador. Pois, convenhamos, não há nada mais estimulante do que conhecer as histórias de personalidades de sucesso. Então, entre os milhares de compromissos diários, reserve um tempinho para relaxar, incentivar e acreditar nos seus sonhos. O caminho é árduo, porém muito satisfatório. Confira:

Piratas do Vale do Silício (1999)
Apple x Microsoft. Conheça os pontos de vista de Bill Gates e Steve Jobs, compreenda como os maiores empreendedores da tecnologia superaram os desafios para desenvolver suas empresas, sinônimos de sucesso.

Coco antes de Chanel (2008)
Narra a trajetória da estilista que revolucionou o mundo da moda, Coco Chanel. Para aqueles que pensam que seu maior ato de coragem foi vestir-se com roupas masculinas, enquanto todas as mulheres usavam peças desconfortáveis e extravagantes irão se surpreender com sua história e com os obstáculos vencidos para conseguir o que desejava: o sucesso mundial.

A Rede Social (2010)
A trama aborda vários aspectos que envolvem a criação de um negócio, inclusive as complicações que podem atingir a vida social, pessoal e profissional do empreendedor. Conheça a história de Mark Zuckerberg, criador do Facebook e o bilionário mais jovem da história.

Jobs (2013)
Jobs conta a trajetória de Steve Jobs. Conheça a história do jovem hippie que se tornou líder de uma das maiores e mais bem-sucedidas empresa de tecnologia do mundo.

Chef (2014)
O longa conta a história de Carl Casper, Chef do restaurante mais famoso de Los Angeles. Após ser demitido, encontra no recomeço a oportunidade que precisava para colocar sua criatividade e ideias em prática. Carl abre e apaixona-se por seu novo projeto: um trailer de comida.

Walt antes do Mickey (2014)
Qual empreendedor nunca se pegou admirando o império construído por Walt Disney? Engana-se aqueles que pensam que tudo foi alegria. O longa relata os primeiros anos da carreira do desenhista e os vários obstáculos por ele enfrentado antes de criar seu desenho mais famoso: o Mickey Mouse. Todas as vezes que pensou em desistir, Disney lembrava do conselho do pai (que vale para qualquer pessoa): “tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”.

O Jogo da Imitação (2015)
A narrativa é baseada na história do criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. Na história, o matemático tem a missão de ajudar o governo britânico a decifrar os códigos utilizados na comunicação em submarinos, durante a Segunda Guerra Mundial. Turing até alcançar êxito em sua tarefa enfrenta vários desafios e descobre que mais do que inteligência é preciso trabalho em equipe para que consiga cessar o conflito.

A Teoria de Tudo (2015)
A obra é baseada na biografia do astrofísico Stephen Hawking. A narrativa aborda a trajetória do cientista na faculdade, as conquistas de sua carreira, além da descoberta e o início da debilitação causada por uma doença degenerativa. Sua determinação, genialidade e superação são capazes de emocionar e inspirar a todos.

Joy: o nome do sucesso (2015)
O longa relata a trajetória de Joy Mangano, dona de um bilionário império. Joy é responsável pela criação de um esfregão mais prático e seguro inventado para facilitar a limpeza doméstica. Além disso, o filme aborda os conflitos pessoais da inventora que alia o sonho do empreendedorismo com as responsabilidades da vida de uma mãe solteira.

Tatiana Adriano/Sectes