Paulo Tenório, da TraktoPRO, esteve no SEED essa semana e palestrou para os empreendedores da terceira edição do programa.
Da redação
Os participantes da terceira rodada do SEED receberam, nessa semana, a visita do empreendedor digital alagoano e fundador da Trakto, Paulo Tenório. O encontro foi focado na experiência do palestrante, que relatou o case de sucesso de sua empresa, e também em dicas para os seeders.
Paulo Tenório fundou, em 2000, um dos primeiros estúdios de Motion Design no Brasil, o Blob. Trabalhou como Designer, Diretor de Imagem em mais de 10 cidades diferentes e em 2007 foi convidado para se mudar para Salt Lake City – Utah para integrar um estúdio de animação. Participou da Primeira Rodada do programa SEED e teve sua startup acelerada pelos programas Startup Chile e Abril Plug and Play em 2014.
A palestra contou com seis pontos de destaque. Confira quais foram eles:
– Saiba identificar seu público consumidor: Não adianta tentar validar sua ideia ou produto com outros empreendedores. Vá atrás do seu público consumidor e descubra o que ele acha. Somente ele poderá dizer se sua proposta é promissora ou não.
– O melhor lugar para o brasileiro empreender é o Brasil: Apesar de qualquer situação econômica, o Brasil ainda é o melhor lugar para o brasileiro empreender. Muitos empreendedores acreditam ser mais fácil empreender fora do país. No famoso Vale do Silício, por exemplo, menos de 6% de todo o investimento feito é destinado a minorias: estrangeiros, latinos, negros, mulheres. Todos os incentivos oferecidos somente são ofertados para empreendedores que morem no Vale. “O Brasil nunca foi um país tão empreendedor como agora. Aproveite”, disse Tenório.
– Seja global: Mesmo empreendendo no Brasil, não há motivos para não se tornar internacional. Os empreendedores brasileiros sempre pensam soluções para necessidades do mercado do próprio país. Pense soluções para todo o mundo. Ainda precisamos enfrentar algumas barreiras como formas de pagamento restritas que não favorecem a comercialização internacional pelas empresas brasileiras. No entanto, já existem alternativas e ferramentas que otimizam a venda internacional a partir do Brasil e o esforço a mais será recompensado.
– Não procure investimento somente pelo dinheiro: De forma geral, investidores têm um grande conhecimento em várias áreas fundamentais para o crescimento de uma startup. Deixar seu investidor “por fora” dos assuntos da startup pode ser um péssimo negócio. Não desperdice a chance de aprender e ter mentoria de um profissional qualificado que acredita em seu projeto.
– Tenha um time, não empregados: Startups demandam um alto grau de comprometimento por parte da equipe, por isso procure pessoas que acreditem no projeto e sempre as mantenha motivadas. Lembrando que motivação envolve tanto questões financeiras quanto realização profissional e pessoal. Faça cada um de seus colaboradores se sentir – e realmente ser – parte importante de um projeto maior construído em equipe.
– Mantenha a mente aberta: Muitas vezes você estará errado e alguns empreendedores têm dificuldade em abrir mão do plano que já estipularam em suas cabeças. É fundamental aprender a manter a mente aberta para visões diferentes da sua, seja de mentores, de outros empreendedores ou qualquer pessoa que tenha conhecimento em determinada área.