Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente!

Para nós, meio ambiente é um tema transversal, que perpassa todas as esferas da vida para garantia das gerações futuras e para promoção do desenvolvimento sustentável.

Por isso, na Edição Especial do Seed, dos 37 desafios desta edição especial, 9 estão relacionados às soluções para preservação da natureza, mobilidade, pecuária e agricultura. Atuando assim, no fomento do desenvolvimento sustentável.

Os desafios 3, 10, 33, 33 visam aprimorar a gestão e a fiscalização do transporte coletivo. A utilização deste meio de transporte ajuda a reduzir o número de veículos de transporte individual, como motos e carros, circulando nas ruas emitindo poluição. Já os desafios 11, 18, 19, 20 e 24 contribuem para que toda a cadeia de produção agrícola do estado seja ambientalmente mais eficiente sem perder sua produtividade econômica.  Pode-se destacar também os 16, 17 e 36 que buscam promover uma melhor captação e utilização de dados e informações sobre nossos ativos naturais, trazendo ao estado mais inteligência no fomento de políticas públicas e prevenção de acidentes. Para saber conhecer os desafios clique aqui

Ao lado dos desafios propostos, nossos parceiros possuem iniciativas relevantes quanto ao tema. O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), por exemplo, têm práticas sustentáveis de reuso de água, energia solar, gestão inteligente de resíduos, inclusive eletrônicos, e conta em seu portfólio com empresas e centros de tecnologia que atuam em economia circular, materiais avançados (mais resistentes e menos poluidores) e tratamento inovador de água, os wetlands construídos.

Já a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), juntamente com cerca de 40 pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolve, desde o final do ano passado, uma pesquisa para avaliar o impacto do fogo na biodiversidade do Pantanal e dar uma contribuição científica para ações de manejo e planejamento. Para saber mais clique aqui.

O IEBT, por sua vez, atua em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) na gestão do projeto de construção, licenciamento e comissionamento do Repositório Nacional de Rejeitos Radioativos de Baixo e Médio Níveis de Radiação (RBMN). O repositório tem previsão de entrar em atividade em 2024 e será constituído pelas áreas de deposição dos rejeitos, edificações de apoio operacional e instalações para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, cumprindo todos os compromissos regulatórios junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Por fim, falando de conexões e benchmarking para as startups do Seed Edição Especial, a Accenture – multinacional de TI e consultoria tecnológica presente em mais de 60 países – realizará mentorias em temáticas específicas sobre o impacto social e ambiental dos negócios e soluções propostas.

Temos muito orgulho em poder contar com o grande potencial das startups e da nossa rede de parceiros desta edição para que as mineiras e os mineiros vivam em um ecossistema em que a inovação é a chave para o desenvolvimento de Minas.

Shopping Basket