SignumWeb: uma plataforma que amplia, ainda mais, a conexão entre as pessoas

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há no país mais de 10 milhões de pessoas com surdez, correspondendo a 5% da nossa população. O número chama a atenção, sobretudo, quando pensamos no mercado de trabalho e na abertura das organizações para o tema.

É neste sentido que caminha a SignumWeb que promove, por meio de sua plataforma, a comunicação das empresas com os seus colaboradores e/ou clientes surdos. Para saber mais sobre a proposta da startup, integrante desta edição do Seed MG, entrevistamos o seu CEO, Felipe Barros Silva!

SEED: Felipe, conte um pouco sobre a sua trajetória para nós!

FELIPE: Meu nome Felipe Barros Silva, nasci interior da Bahia, cidade Ipiaú. Sou surdo profundo e uso Libras para me comunicar. Eu tinha audição quando nasci e assim permaneci por dois anos. Depois a perdi após ter tido meningite. Para estudar minha família e eu nos mudamos para Belo Horizonte (MG). Me formei em Sistema de Informação pela PUC Minas. Em minha jornada, foi difícil evoluir ou pensar no que poderia ser o meu futuro. Foi necessário muito esforço para alcançar as metas desejadas porque existem muitas barreiras de comunicação. O português, por exemplo, é difícil para mim e me esforço muito.

SEED: Quando e por que nasceu a SignumWeb?

FELIPE:  A ideia da SignumWeb nasceu no final de 2016, quando fiz a inscrição da startup no Lemonade (Iniciativa da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, considerada como um dos principais programas de aceleração de startups em estágio inicial do Brasil). A proposta selecionada era um dicionário de Libras, que na época tinha outro nome. Depois reparei que a maioria das empresas médias ou grandes não conseguem oferecer acessibilidade para os clientes surdos e pivotei para uma plataforma de acessibilidade.

SEED: O que ela oferece (serviços, propósito…)?

FELIPE: A SignumWeb oferece comunicação com acessibilidade para as empresas atenderem os clientes surdos delas, com apoio dos intérpretes que trabalham de forma virtual como freelancers na plataforma. A SignumWeb oferece hoje inclusão para 10 milhões de surdos e uma solução para empresas que podem atender melhor esse público.

SEED: Qual é proposta da SignumWeb em participar do SEED neste ano?

FELIPE: Pretendemos extrair os conhecimentos novos de mercado, ganhar visibilidade e procurar os investidores para a SignumWeb por meio do SEED.

SEED: O ambiente de startups oferece vagas para pessoas com condições especiais?

FELIPE: Na SignumWeb é bem-vindo o colaborador com condições especiais e temos o objetivo de ampliar a nossa equipe. Sei que existem startups preocupadas com essa questão também, mas são poucas. A maioria ainda precisa entender que pessoas com deficiência são capazes também.

SEED: Qual a principal barreira enfrentada pelos surdos no ambiente corporativo?

FELIPE: A principal barreira enfrentada é comunicacional, pois no ambiente corporativo esquecem que os surdos têm competência igual aos ouvintes. O único problema é que os surdos têm dificuldade em acessar informações. Para ser promovido, não ficar só em cargos de baixo salário, o surdo precisa se desenvolver igual aos ouvintes. Não são limitações de capacidade e competência, mas sim de comunicação.

SEED: Como foi a sua participação no Lemonade? E qual era o objetivo na época?

FELIPE: Foi muito bom, aprendi muita coisa durante o período em que estive no Lemonade e ainda ganhei o prêmio de melhor empreendedor na sétima edição do programa. O objetivo na época foi de evoluir os conhecimentos do mercado, entender coisas relação a startups e hoje continuo aprendendo.

SEED: E o que mais a SignumWeb deseja alcançar?

FELIPE: Desejamos alcançar sucesso de venda porque isso aumenta a nossa solução de acessibilidade para empresas, a inclusão de surdos e gera renda para os intérpretes.

SEED: Qual é o seu propósito de vida?

FELIPE: Meu propósito é ter uma vida com boa qualidade financeira e ao mesmo tempo causar impacto positivo na sociedade.

Conheça mais sobre a SignumWeb pelos links:
https://www.signumweb.com.br/ e https://blog.signumweb.com.br/.

*Entrevista concedida a Júlia Fernandes, do time de Comunicação e Marketing da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), parceira do SEED MG e responsável pelo Programa Lemonade.