O que é uma startup?

Startup é uma fase de uma organização buscando um modelo de negócios lucrativo, repetível e escalável.

A startup utiliza a tecnologia para criar produtos com alta adaptabilidade tornando possível um crescimento mais que proporcional da empresa em relação aos recursos humanos e capital necessários. Em geral, o objetivo da startup é validar seu modelo de negócios escalável. A partir deste ponto, inicia a fase de construção da empresa (company building) na qual a startup sai do modo “busca pela validação” para “executar o modelo validado”.

E o que vem depois?

A equipe fundadora de uma startup não deve se orgulhar de ter uma startup por anos e anos, pois isso quer dizer que ainda não conseguiram validar seu modelo de negócios. É o que startups como Instagram e Whatsapp ainda estão buscando. Já o Facebook, Google, Yahoo, passaram da fase startup e estão desenvolvendo e crescendo a empresa.

Mas isso não quer dizer que sua empresa precisa perder a cultura de startup. Uma vez que ela se tornar uma empresa (geralmente gigante), você ainda poderá utilizar a metodologia de criação de startup para criar novos subprodutos e processos!

Resumindo: Startup busca um modelo para crescer muito, precisando se adaptar pouco, com a menor quantidade de recursos (e custos) possíveis.

E qual a diferença entre crescer e escalar? A diferença está na velocidade e na utilização de recursos. Ao crescer você utilizará proporcionalmente mais recursos. Ao escalar você descobriu uma forma de crescer muito mais utilizando muito menos recursos.

Por Rodrigo Sá (Head of Investors Relation Strategy do SEED)

 

Shopping Basket