SEED e Uber realizam o primeiro UberMENTOR no Brasil

O maior programa de aceleração pública de startups do Brasil, o SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, em parceria com a Uber, realizou, nesta quarta-feira (15), o primeiro UberMENTOR no Brasil. A iniciativa que, até então, só ocorreu nos Estados Unidos, proporcionou a empreendedores mineiros o encontro com empresários e líderes de sucesso para uma orientação empresarial. A ação teve por objetivo divulgar a 4ª Rodada do SEED, que está com edital aberto até o dia 2 de março.

Entre as 14h e 17h, ao entrar no aplicativo da Uber, 150 empreendedores inscritos receberam um veículo da Uber a bordo do qual estava um mentor experiente, que já foi acelerado pelo SEED. No banco de trás do carro, os usuários receberam orientação gratuita para aconselhamento de carreira, viabilidade do negócio e sugestões de como se inscrever no SEED e impulsionar suas startups.

Um dos primeiros empreendedores que participaram da ação foi Gabriel Fonseca, um jovem de 30 anos formado em cinema que, ao detectar uma necessidade do mercado, decidiu dedicar o ano de 2017 para tirar um projeto de oito anos do papel. “De todos os programas de aceleração de startups sobre os quais busquei informação, o SEED se destacou e foi indicado até mesmo por seus concorrentes”, afirmou Gabriel. Para ele, a iniciativa de consultoria fora de um escritório foi inspiradora. A troca de ideias foi tão positiva que Gabriel encerrou a sua viagem com o UberMENTOR na sede do SEED, localizada na praça Rui Barbosa, 104, para conhecer o espaço.

Para a diretora-geral do SEED, Silvana Braga, mais uma vez, Minas Gerais se destaca com uma ação pioneira. “Conectar o SEED a uma empresa tecnológica de sucesso como a Uber é sinônimo de reconhecimento do nosso trabalho para incentivar a cultura empreendedora no mundo”, explica. A parceria alcançou o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e divulgar o Programa SEED, que está com edital aberto desde o dia 2 de fevereiro. “Acreditamos que os mentores, que foram acelerados pelo SEED na última rodada, são os melhores para falar do nosso trabalho e orientar os participantes”, afirma.

Escolher Belo Horizonte para ser palco deste grande evento não foi um acaso. A Uber busca desenvolver a comunidade e celebrar a cidade e vê a parceria como um incentivo ao empreendedorismo, conectando pessoas e desenvolvendo ideias.

O SEED agradece a participação de todos os motoristas parceiros e ex-participantes do programa: Adalci Righi (da Logpyx), Carlos Barreto (da Virturian), Danilo Mattos (da Nexer), Germano Teixeira (da Cfaz.net), Gustavo Cavalieri (da EuNenem), Ivan Calazans (da Coinaction), Jeferson Moreira dos Anjos (da Packdocs), Paulo Justino (da Psicologia Viva), Rafael Menezes (da Virturian), Ricardo Basques (da EuNenem), Roberta Vasconcellos (da BeerOrCoffee), Rodrigo Leão (da Lett Insights), Toni Azevedo (da NexAtlas), Thiago Bajur (da Arkmeds).

Inscrições abertas para a 4ª rodada do SEED

Considerado uma das principais ações do Programa Minas Digital – iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais para fomentar o empreendedorismo e desenvolver o ecossistema de startups no Estado – o SEED busca projetos de negócio de base tecnológica de empreendedores nacionais e estrangeiros que tenham disponibilidade de residir em Belo Horizonte durante os seis meses de aceleração. Ao todo, 40 startups serão selecionadas e receberão um capital semente livre de participação de até R$ 80 mil.

Para participar, entre no site do Minas Digital, leia atentamente o edital e inscreva seu projeto até o dia 2 de março de 2017. Os participantes serão beneficiados com mentorias personalizadas, formação empreendedora, escritório compartilhado e conexão com o ecossistema global, além de disponibilizar U$ 1 milhão em benefícios não financeiros (perks) aos participantes.

UberMENTOR