Seed Edição Especial conta com apoio de 16 fundos de investimentos

Em conjunto com o setor público, gestores de investimentos privados estão atuando na avaliação dos candidatos desta rodada.

A equipe do Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development conta com a atuação de 16 fundos de investimentos para a Edição Especial do programa. Gestores dessas instituições estão trabalhando em conjunto com gestores públicos, jurados externos e a equipe do Seed na seleção das participantes, que é a segunda etapa do edital.

De acordo com o diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Thales Dias, a avaliação de investidores nesta edição do programa enriquece o processo seletivo, uma vez que contribuem com o conhecimento de maturação dos candidatos. Essa conexão já está fazendo efeito. “Os avaliadores já demonstraram interesse em investir em algumas das candidatas ainda na seleção, durante as entrevistas. Também estamos recebendo muitos feedbacks das startups animadas por poderem se conectar desde já com alguns dos maiores fundos de investimento do país. ”, explica Thales.

Durante a rodada do Seed, esses mesmos avaliadores também atuarão como mentores dos participantes, além de participarem das bancas finais. A intenção da gestão do programa é fazer com que os acelerados tenham a oportunidade de ter contato direto com investidores.

As próximas etapas do programa

Acontece, até o dia 2 de abril, a segunda fase do programa, que faz parte do processo de seleção. A divulgação dos selecionados será no próximo dia 7, quando estará aberto o período de recurso. Finalmente, no dia 7 de maio, sai a lista final dos aprovados para que esses apresentem os documentos exigidos pelo Seed para assinatura dos contratos.

Metodologia de aceleração da Edição Especial do Seed

A sexta edição do Seed passou por uma reformulação em pontos-chave da sua estrutura. Um deles é a metodologia de aceleração que permitirá ainda mais interação, networking e acessibilidade aos conteúdos.

Nesta rodada, o processo de aceleração será virtual e contará com a presença de agentes de conexão voltados exclusivamente para conectar as startups com os principais players de suas respectivas áreas de atuação. Durante seis meses, as startups ficarão imersas em um ambiente dinâmico, voltado para conexões estratégicas.

Entre as práticas previstas estão mentorias personalizadas, lives com importantes agentes do ecossistema, meetups, difusão e diversas outras ações que contribuirão para o fortalecimento das startups aceleradas.

Os dois primeiros meses serão focados no desenvolvimento dos negócios como um todo, no estabelecimento de conexões e na preparação para a banca de corte que ocorrerá no final desse período, reduzindo de 60 para 40 startups a serem aceleradas.

Nos quatro meses seguintes, a aceleração prosseguirá com o desenvolvimento dos negócios. Nessa fase, será dado um enfoque ainda maior ao estabelecimento de conexões e à aplicação da solução desenvolvida pelas startups participantes.