Seed MG atrai startups de todo o Brasil para Minas Gerais

O Seed MG é o primeiro programa de aceleração de startups financiado com recursos públicos no Brasil, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, para startups de todo o mundo que desejam desenvolver seus negócios em Minas Gerais.

A atração de startups para Minas Gerais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e tecnológico do estado. Essas empresas não apenas impulsionam a economia por meio da geração de empregos e do aumento da arrecadação de impostos, mas também aumentam a visibilidade de Minas Gerais como um polo de inovação.

O programa já acelerou dezenas de startups estrangeiras e várias empresas de outros estados do Brasil. Nesta 7a rodada, contamos com 27 startups de outros 10 estados. Coletamos depoimentos dessas startups para entender as motivações para a mudança, expectativas e como a experiência tem sido até agora.

Carla Zltmer, fundadora da carioca FazGame, destaca a chance única de contribuir com o governo mineiro, fomentando a melhoria da educação pública. Para ela, o SEED se revela como um universo singular, um ímã que atraiu não apenas pela temática de govtechs, mas também pela promessa de networking valioso e conteúdo enriquecedor, motivando sua entrada na 7a edição.

Tiago, empreendedor da Hostoo, diretamente da cidade de Feira de Santana, enxergou no programa a aceleração e o investimento em modelo equity-free que sua empresa necessitava para prosperar. Para ele, ‘o ecossistema mineiro se destaca como um farol de conexões e aprendizados, elevando sua startup a um novo patamar de compartilhamento’.

A startup Laila Health, baseada em São Luís do Maranhão e alocada em Viçosa, também compartilhou por que escolheu o programa. A startup, totalmente voltada para govtechs, encontrou no SEED uma experiência única, motivada pela inspiração de outras histórias de sucesso, como a da NIDDU, outra startup de São Luís, que brilhou na 5a edição do programa. Sobre o ecossistema mineiro, Neílson, membro participante, afirmou ser ‘uma verdadeira escola de empreendedorismo e networking de alto valor’.

Guilhermino, da startup Wellbe, compartilhou a jornada de mudança para Minas Gerais: ‘A reputação do SEED, corroborada por outras startups, nos guiou rumo a Minas Gerais’, disse ele. A decisão de se inscrever foi impulsionada pela percepção de que o estado abriga um dos maiores PIBs do país, um ecossistema vibrante com marcas consagradas como Banco Inter, Meliuz, Sympla, Sambatech, Hotmart, Rock Content e Sólides. Com a cultura e a culinária mineira como pano de fundo, a busca por negócios e aprendizados se materializa em uma experiência que supera expectativas, impulsionada por mentoria e insights compartilhados entre empreendedores.

  1. Minas Gerais tem sido um solo fértil para o crescimento de startups, um setor que
    gera empregos qualificados e atrai investimentos, especialmente na área da
    tecnologia
  2. Minas é o terceiro estado do país com a maior quantidade de empresas deste tipo.
    O estado fica atrás apenas de Santa Catarina com 12,6%, e São Paulo que lidera o
    ranking com 32,5%.
Shopping Basket