SEED realiza semana de Diagnóstico das Startups

SEED realiza semana de Diagnóstico das Startups

Os 101 empreendedores que participam da 4ª edição do programa já ocuparam seus devidos lugares e trabalham no coworking do SEED para alavancarem suas startups. Nesta segunda-feira (26) teve início a fase de “Diagnóstico das Startups”, que vai até sexta-feira (30).

Este é um processo dos agentes de Aceleração para avaliarem a maturidade das startups nas principais dimensões relevantes para o seu crescimento durante o programa. Do ponto de vista do negócio, são avaliados: produto, mercado, equipe, finanças, inovação e gestão. Quanto ao empreendedor como indivíduo, são avaliados perfil, conhecimento e habilidades dos membros.

“Ao entendermos qual o nível de desenvolvimento da empresa e dos empreendedores em cada um desses aspectos, podemos situá-la, entender seus pontos fracos e fortes e traçar planos específicos de desenvolvimento com objetivos e metas bem definidos”, explica o coordenador da Aceleração do SEED, Daniel Oliveira.

Uma das startups avaliadas é a Evoé, uma plataforma de crowdfunding voltada para projetos culturais, inclusive os aprovados por leis de incentivo fiscal. De acordo com a CEO da Evoé, Bruna Kassab, a fase de diagnóstico fez toda a equipe pensar em alguns pontos que, até então, não foram questionados por eles. “Fomos virados pelo avesso com todas as informações passadas. Agora, o momento é de pensar e avaliar algumas questões, como, por exemplo, TAM (Total Available Market), SAM (Served Available Market) e TM (Target Market)”, explica.

As três siglas que chamaram a atenção de Bruna fazem parte da análise de mercado levantada por meio do diagnóstico. “Ao estudar o mercado, as startups têm que analisar o tamanho do mercado possível, o tamanho do mercado disponível e o mercado-alvo para os recursos que as startups têm”, ressalta Daniel, explicando que este é apenas um dos tópicos levantados durante esta semana.

Programa Minas Digital – Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), o SEED faz parte do programa MINAS DIGITAL – uma série de iniciativas governamentais, parcerias e rede de networking que buscam impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado. Nosso objetivo é transformar Minas Gerais no maior polo de empreendedorismo e inovação da América Latina.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar essas tags e atributos HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>