SEED recebe hackathon da CGE para combate à corrupção em Minas

SEED recebe hackathon da CGE para combate à corrupção em Minas

Por: Comunicação SEED

Uma maratona de 47 horas é a aposta da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) para fortalecer o combate à corrupção em Minas Gerais. Neste final de semana (14 a 16 de julho), o SEED recebe o “Movimento Amplifique”, um evento técnico com especialistas da área de tecnologia para criação de um aplicativo que promova a participação social no controle dos serviços públicos.

O “Movimento Amplifique” é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), através do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED) e do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI).

De acordo com o controlador-geral do Estado, Eduardo Martins de Lima, o “Movimento Amplifique” nasceu a partir de um workshop entre servidores da CGE e, prontamente, teve a ajuda e intensa colaboração da FAPEMIG para se concretizar. “Nosso planejamento é fomentar a criação de um aplicativo para que a população possa participar facilmente por meio do smartphone e esperamos ter um resultado mais concreto até o fim do ano ou início do ano que vem”, afirma.

Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, a SEDECTES tem a inovação como uma pauta transversal para aproximar o Governo como um todo deste mundo tecnológico. “Com resultados reais e estratégias inovadoras, apoiamos iniciativas como o Movimento Amplifique para tornar o governo mais conectado”, afirma o subsecretário, garantindo que o que está fazendo hoje, com a CGE, já aconteceu com a Secretaria de Meio Ambiente e a Prodemge.

Como vai funcionar

Em formato de hackathon (maratona), programadores, designers gráficos, desenvolvedores, comunicadores, estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação terão o desafio de desenvolver o aplicativo em três dias. Para isso, os participantes serão divididos em grupos. Eles terão ajuda de mentores para o desenvolvimento das ideias.

Para começar, os participantes recebem orientações de especialistas, como a analista desenvolvedora Dani Marinho, os servidores do Estado André dos Anjos e Rafael Mazzieiro, além do subcontrolador do Governo Aberto, Márcio do Amaral. Além de experiências, eles apresentarão as bases de dados que

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar essas tags e atributos HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>