Uma manhã das arábias

Comitiva dos Emirados Árabes Unidos visita Minas Gerais para pensar possibilidades de cooperação

Gerar conexões, contribuir para aumentar o volume de comércio internacional e transferência tecnológica, incentivar e criar formas de financiar a inovação, atrair pessoas e investimentos de outros países para Minas Gerais. Essa é a rotina da equipe do Minas Digital que recebeu, na última sexta-feira, 6 de abril, no SEED, a visita de uma missão dos Emirados Árabes Unidos.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia da SEDECTES, Léo Dias, foi o anfitrião da comitiva, que incluiu, além da Embaixadora do país no Brasil, Sua Excelência Hafsa Al Ulama e três membros de sua equipe, representantes de importantes instituições como da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, da Emirates, do Dubai Exports, do Dubai Foreign Direct Investment e da Autoridade da Zona Franca do Aeroporto de Dubai. Gabriel Mota do SEED e Rodolfo Zhouri do Hub Minas Digital auxiliaram na apresentação dos projetos e resultados do Minas Digital e na recepção dos convidados.    

Leo Dias apresenta os projetos do Minas Digital. (Foto: Isabela Scarioli)

A Embaixadora ficou positivamente surpresa pelo que está sendo feito em Minas Gerais e se mostrou animada para empreender esforços de cooperação para circulação de negócios, pessoas e investimentos. “Estou muito feliz e bem impressionada. Honestamente, esse lugar é ótimo. O futuro depende das novas gerações e o que vocês estão fazendo em Minas Gerais é ver o futuro agora. Os Emirados Árabes Unidos também acreditam que o futuro está nas novas gerações. Podemos estabelecer outras formas de cooperação, além das tradicionais como o fomento ao comércio entre os dois países. Trouxemos à esta visita diversas empresas e organizações que podem contribuir para construirmos pontes e acordos bilaterais. Mais que isso, temos que pensar juntos em inovação e juventude. Seria maravilhoso ter um grupo daqui visitando os centros de incubadoras no nosso país e vice-versa para pensarmos juntos em soluções para o mundo como um todo. Como transformar essas grandes ideias em negócios que serão líderes globais. Há tanta oportunidade”, diz.

Já, Abdur Rahim Ghulam Nabi, da Zona Franca do Aeroporto de Dubai, falou sobre a importância do intercâmbio de ideias e talentos para a inovação, “O programa é excelente e ainda combina a energia do espaço de coworking. Do minuto em que entramos aqui sentimos a energia eletrizante, não dá vontade de ir embora. Percebe-se que é um ambiente incrível e que as pessoas estão se beneficiando dele. O que o Minas Digital está fazendo em Minas Gerais, todos os números dos diferentes programas, o tipo de impacto que vocês estão causando, é realmente fenomenal.” Ele completa que “há muito potencial para cooperação. Estamos acostumados com nossa forma de vida, vocês com a de vocês, precisamos de uma polinização cruzada de pensamentos para a inovação acontecer.”

Ao fim da visita, podia-se ver a satisfação do grupo, houve troca de presentes e sentia-se no ar que naquela manhã iniciou-se a construção de uma ponte que pode levar e trazer conexões e desenvolvimento.

Shopping Basket