Como ter lazer em casa no mesmo local onde trabalha?

O lazer durante o período de isolamento social teve que ser reinventado para suprir a nossa falta e necessidade de interação social. Consequentemente, grande parte da nossa socialização ou momentos de lazer têm acontecido por meio da internet.

Ao mesmo tempo em que isso têm nos oferecido múltiplas opções de entretenimento, estamos muito conectados e há algumas consequências nesse processo como fadiga, ansiedade e o estresse causado pelo uso excessivo de telas. A startup “Escuta aqui”, participante da edição 2021 do Seed MG, conta para gente como podemos ter lazer no mesmo ambiente em que trabalhamos. 

Sim, é possível!

A startup indica apostar em momentos de lazer que possam ser feitos de maneira off-line e que nos convidam a viver o momento presente e interagir com familiares, amigos e demais pessoas que fazem parte do nosso convívio em casa. 

Entre as recomendações estão: “ler aquele livro que está fazendo aniversário na sua estante”, redecorar um ambiente, cozinhar um prato diferente, ouvir um disco sem pular nenhuma música, dançar, meditar, assistir um filme, reunir a família para um jogo de tabuleiro, separar aquelas roupas que você não usa mais e doar para uma instituição, praticar jardinagem, desenhar, pintar ou qualquer outra atividade artística. 

E o contato com as pessoas à distância? Como manter os laços?

Sabemos que não há como substituir o contato com as pessoas, mas podemos adaptar e facilitar com a tecnologia e chamadas de vídeo. É preciso ter a conscientização de que neste momento há algo muito maior acontecendo e que nos faz continuar preservando a nossa saúde, incluindo o bem-estar dos nossos amigos e familiares. 

Estar em psicoterapia é um grande passo para ter um local seguro para trazer as angústias, as faltas, frustrações e ansiedade, por exemplo. É um processo que nos traz a oportunidade de elaborar melhor todas as questões que vieram no pacote do isolamento. 

Sobre a Escuta Aqui

A EscutaAqui foi fundada em abril de 2020, já completou mais de 5.000 sessões de psicoterapia online entre voluntárias e pagas, e nesta edição do Seed MG ela participa da temática livre.

Entrevista concedida pela Escuta Aqui para Júlia Fernandes, do time de comunicação e marketing da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep

Shopping Basket