Startup promove workshop de Libras para a comunidade do Seed

Signa tem como foco oferecer cursos online para capacitação de surdos para o mercado de trabalho.

Renato Carvalho/SIMI

Jpeg

A startup Signa, acelerada na terceira edição do SEED, iniciou nesta quarta-feira, 27 de julho, um workshop de Libras – Língua Brasileira de Sinais – destinado aos empreendedores e organizadores que atuam no ambiente situado no Espaço CentroEQuatro. Os participantes terão aulas semanais, com duração de uma hora, até o fim de novembro.

A iniciativa do “curso” foi da própria startup, que viu a oportunidade de integrar uma componente da equipe aos demais empreendedores, assim como levar mais conhecimento às demais startups. “Temos a Renata na Signa, que é surda, e participa das atividades do SEED. As pessoas já conversam um pouquinho com ela, mas queriam aprender mais. Vamos fazer com que as pessoas sintam-se mais engajadas e até mais empatia com o problema que a gente resolve”, explicou a CEO da Signa, Fabíola Borba.

Design sem nome

Ao contrário do curso no Seed, a startup tem o foco nas pessoas com deficiência. A empresa oferece cursos online para surdos, por meio de uma plataforma adaptada. O objetivo é capacitar essas pessoas para o mercado de trabalho.
A avaliação da primeira aula foi positiva. O componente da startup Even3, Cláusio Barbosa, participou do workshop para obter mais conhecimento. “Achei bem interessante. Como qualquer língua, no começo é um pouco complicada, mas é questão de praticar. Se dedicando, consegue aprender”, disse.

Já a recepcionista do Seed, Ariane Vettorazzi, se interessou pelo curso para poder recepcionar melhor as pessoas com deficiência que procuram a Signa. “A comunicação é o que une as pessoas”, contou. Aprender Libras, para ela, é fácil, mas demanda um esforço físico muito grande. “Se for aprender outra língua, é preciso treinar o físico da sua boca, da língua e garganta. A Libras é da mesma forma, mas você treina o corpo todo. É incrível”, avaliou.

Signa
Segundo a CEO, a startup pretende ser a Netflix de cursos para surdos. Por enquanto, apenas o curso de Excel está disponível, mas assim que avançar etapas em sua aceleração, a empresa pretende oferecer novas opções, como fotografia, filmagem, Photoshop, marketing e vários outros.

Conheça a Signa

Renato Carvalho/SIMI
Shopping Basket