SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Developmen

O Ecossistema de Inovação pediu e nós voltamos!!

É isso mesmo, o Seed voltou reformulado em uma edição especial para continuar impulsionando o ecossistema mineiro de startups e desenvolvimento do nosso Estado. Agora, as startups aceleradas pelo Seed também poderão contribuir para solução de desafios públicos de Minas Gerais.

Com esse retorno, ressignificamos algumas diretrizes do programa e ampliamos nossa atuação.

Assim, além de difundir o conhecimento em todo o estado e promover o empreendedorismo mineiro, essa Edição Especial visa integrar os gargalos públicos às soluções tecnológicas inovadoras. Com isso, lançar um modelo de gestão pública mais eficiente e satisfatória para os cidadãos.

No entanto, continuamos com o mesmo propósito de incentivar o empreendedorismo focado em negócios inovadores em Minas Gerais.

E não estamos sozinhos. Nesta edição, contamos com o apoio de parceiros de relevância no ecossistema mineiro de inovação para realização das etapas de seleção e aceleração do programa. Nossa metodologia continua a mesma, mas, agora, contamos com as experiências do IEBT, FUNDEP e BHTEC para entregar um programa ainda mais completo para vocês.

Vamos juntos construir um novo Seed!

Afinal, o que mudou?

Claro que algumas condições foram modificadas. Elencamos para você os principais pontos de mudança. Mas, é muito importante e indispensável acessar o edital e ficar por dentro dos detalhes:

  • Desta vez até 60 startups poderão participar do programa. Porém só as 40 melhores poderão concluir a aceleração. Isso porque, no final do segundo mês do programa, teremos um corte de 33% dos projetos.
  • As inscrições serão divididas em duas temáticas. Serão 90% startups para atender às soluções relacionadas aos desafios públicos e até 10 % para aceleração aberta, em caso do alcance das 60 startups selecionadas.
  • As startups selecionadas poderão decidir como gastar os R$ 80 mil, sem divisão ou restrição do valor entre equipe e solução.
  • As startups inscritas na Temática 1 (Desafios Públicos) poderão testar e validar suas soluções no ambiente do governo, podendo as melhores soluções serem incorporadas pelo Estado por seis meses.
  • Recriamos os nossos modelos de encontros e readequamos ao atual cenário de mundial. Dessa forma, eles serão digitais e acessíveis até o final da pandemia. Acompanhe as novidades no nosso feed sobre como fazer parte disso.

 

Sim, temos mais novidades!

Formatamos parcerias estratégicas para potencializar o desenvolvimento da sua startup na nova jornada oferecida pelo programa.

IEBT – O IEBT é uma Consultoria Estratégica com atividades voltadas à Gestão do Desenvolvimento de Setores de Mercado, Negócios Inovadores, Startups e Projetos de Base Tecnológica.

 

 

 

FUNDEP – Geração de soluções e oportunidades para a otimização dos propósitos dos coordenadores, pesquisadores e empreendedores acadêmicos para o desenvolvimento do ecossistema de Pesquisa, Ensino e Inovação.

 

 

 

BHTEC – Parque Tecnológico e agente de desenvolvimento tecnológico e de conexões de negócios de base científica-tecnológica. Nesse contexto, desenvolve estratégias e mecanismos inovadores em prestação de serviços em gestão, networking, acesso a financiamento e abriga empresas que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento.

Agora, descubra o que não foi modificado. Também elencamos para você relembrar o porquê do Seed ser referência nacional em aceleração.

  • Os valores dos investimentos;
  • Benefícios;
  • Aceleração;
  • Prestação de contas;
  • Processo de seleção transparente;
  • Meritocracia como métrica de classificação;
  • Mentorias.

Agora que você já sabe que voltamos com uma nova proposta para esta Edição Especial, conheça os 37 desafios e conecte a solução do seu negócio entre essas oportunidades.

Você também pode acessar a apresentação acima pelo link.

Faça a sua inscrição do dia 16 de dezembro de 2020 (data da publicação do edital) até o encerramento no dia 26 de fevereiro de 2021 às 20h.

Para esclarecimento de dúvidas, navegue na FAQ e encontre as perguntas e respostas que você procura.

Como eu faço para participar?

Faça a sua inscrição do dia 16 de dezembro de 2020 (data da publicação do edital) até o encerramento no dia 26 de fevereiro de 2021 às 20h. Faça sua inscrição no link É fundamental acompanhar o processo.

Onde acesso o edital com os termos e condições?

Ler o edital é realmente essencial. Clique aqui e acesse.

Quantas startups serão classificadas nesta edição?

Serão classificadas para iniciar a aceleração até 60 startups, mas só as 40 melhores finalizarão o programa, pois após o 2˚ mês haverá um corte de 33% das startups participantes.

Quanto tempo durará a aceleração da edição especial do Seed?

Durará 06 (seis) meses no total e será composta por: serviços de acompanhamento e de aconselhamento técnico, gerencial e estratégico; mentorias com profissionais do ecossistema de inovação; conexões com desafios reais com potencial de mercado; aproximação de potenciais clientes e apresentação a possíveis investidores. Confira os detalhes no edital.

Qual solução minha startup deve oferecer?

Sua startup precisa ter uma solução inovadora direcionada para resolver os desafios do setor público ou uma solução que resolva problemas reais de qualquer outro setor. Das 60 startups a serem selecionadas, até 90% serão startups que possuem soluções para o setor público e as demais serão soluções tecnológicas de quaisquer segmentos.

Qual o valor do investimento?

O valor do investimento que a startup poderá receber é de até R$ 80 mil.

Quantas horas de mentoria serão disponibilizadas?

Serão disponibilizadas 380h de mentorias para desenvolver a sua startup. Ou seja, apoio e incentivo da nossa parte não vai faltar!

Quais são os principais requisitos que minha startup precisa ter para participar?

Sua startup precisa ser registrada, empreender em Minas Gerais e claro, apresentar uma solução inovadora para resolver gargalos presentes em cerca de 22 instituições do setor público.

Se minha startup for classificada, preciso prestar contas?

Sim, claro! A gente precisa justificar para onde vai o investimento. Saiba os detalhes da prestação de contas no edital. Leia aí!

Qual a contrapartida para minha startup participar?

A contrapartida é um investimento de 6% do valor concedido para solução. Serão considerados as horas de difusão para repassar o conhecimento para a sociedade mineira, cessão e manutenção das melhores soluções públicas por seis meses para o Estado.

Se minha startup for finalista, quanto tempo dura nosso vínculo com o setor público?

A cessão da sua solução inovadora, caso a startup seja a finalista, estende-se por seis meses.

Tenho um dúvida pontual, qual canal uso para esclarecer?

Você pode esclarecer dúvidas pontuais no e-mail: operacoes@seed.mg.gov.br

Precisa falar com o Seed?

Entre em contato pelas redes sociais ou pelo email: contato@seed.mg.gov.br

 

Gostaria de receber novidades e informações sobre a Edição Especial do Seed?

Cadastre-se no link abaixo: