O Ecossistema de Inovação pediu e nós voltamos!!

É isso mesmo, o Seed voltou reformulado em uma edição especial para continuar impulsionando o ecossistema mineiro de startups e desenvolvimento do nosso Estado. Agora, as startups aceleradas pelo Seed também poderão contribuir para solução de desafios públicos de Minas Gerais.

Com esse retorno, ressignificamos algumas diretrizes do programa e ampliamos nossa atuação.

Assim, além de difundir o conhecimento em todo o estado e promover o empreendedorismo mineiro, essa Edição Especial visa integrar os gargalos públicos às soluções tecnológicas inovadoras. Com isso, lançar um modelo de gestão pública mais eficiente e satisfatória para os cidadãos.

No entanto, continuamos com o mesmo propósito de incentivar o empreendedorismo focado em negócios inovadores em Minas Gerais.

E não estamos sozinhos. Nesta edição, contamos com o apoio de parceiros de relevância no ecossistema mineiro de inovação para realização das etapas de seleção e aceleração do programa. Nossa metodologia continua a mesma, mas, agora, contamos com as experiências do IEBT, FUNDEP e BHTEC para entregar um programa ainda mais completo para vocês.

Vamos juntos construir um novo Seed!

Afinal, o que mudou?

Claro que algumas condições foram modificadas. Elencamos para você os principais pontos de mudança. Mas, é muito importante e indispensável acessar o edital e ficar por dentro dos detalhes:

  • Desta vez até 60 startups poderão participar do programa. Porém só as 40 melhores poderão concluir a aceleração. Isso porque, no final do segundo mês do programa, teremos um corte de 33% dos projetos.
  • As inscrições serão divididas em duas temáticas. Serão 90% startups para atender às soluções relacionadas aos desafios públicos e até 10 % para aceleração aberta, em caso do alcance das 60 startups selecionadas.
  • As startups selecionadas poderão decidir como gastar os R$ 80 mil, sem divisão ou restrição do valor entre equipe e solução.
  • As startups inscritas na Temática 1 (Desafios Públicos) poderão testar e validar suas soluções no ambiente do governo, podendo as melhores soluções serem incorporadas pelo Estado por seis meses.
  • Recriamos os nossos modelos de encontros e readequamos ao atual cenário de mundial. Dessa forma, eles serão digitais e acessíveis até o final da pandemia. Acompanhe as novidades no nosso feed sobre como fazer parte disso.

 

Sim, temos mais novidades!

Formatamos parcerias estratégicas para potencializar o desenvolvimento da sua startup na nova jornada oferecida pelo programa.

IEBT – O IEBT é uma Consultoria Estratégica com atividades voltadas à Gestão do Desenvolvimento de Setores de Mercado, Negócios Inovadores, Startups e Projetos de Base Tecnológica.

 

 

 

FUNDEP – Geração de soluções e oportunidades para a otimização dos propósitos dos coordenadores, pesquisadores e empreendedores acadêmicos para o desenvolvimento do ecossistema de Pesquisa, Ensino e Inovação.

 

 

 

BHTEC – Parque Tecnológico e agente de desenvolvimento tecnológico e de conexões de negócios de base científica-tecnológica. Nesse contexto, desenvolve estratégias e mecanismos inovadores em prestação de serviços em gestão, networking, acesso a financiamento e abriga empresas que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento.

Agora, descubra o que não foi modificado. Também elencamos para você relembrar o porquê do Seed ser referência nacional em aceleração.

  • Os valores dos investimentos;
  • Benefícios;
  • Aceleração;
  • Prestação de contas;
  • Processo de seleção transparente;
  • Meritocracia como métrica de classificação;
  • Mentorias.

Agora que você já sabe que voltamos com uma nova proposta para esta Edição Especial, conheça os 37 desafios e conecte a solução do seu negócio entre essas oportunidades.

Você também pode acessar a apresentação acima pelo link.

Faça a sua inscrição do dia 16 de dezembro de 2020 (data da publicação do edital) até o encerramento no dia 26 de fevereiro de 2021 às 20h.

Para esclarecimento de dúvidas, navegue na FAQ e encontre as perguntas e respostas que você procura.

Como eu faço para participar?

Faça a sua inscrição do dia 16 de dezembro de 2020 (data da publicação do edital) até o encerramento no dia 26 de fevereiro de 2021 às 20h. Faça sua inscrição no link É fundamental acompanhar o processo.

Onde acesso o edital com os termos e condições?

Ler o edital é realmente essencial. Clique aqui e acesse.

Quantas startups serão classificadas nesta edição?

Serão classificadas para iniciar a aceleração até 60 startups, mas só as 40 melhores finalizarão o programa, pois após o 2˚ mês haverá um corte de 33% das startups participantes.

Quanto tempo durará a aceleração da edição especial do Seed?

Durará 06 (seis) meses no total e será composta por: serviços de acompanhamento e de aconselhamento técnico, gerencial e estratégico; mentorias com profissionais do ecossistema de inovação; conexões com desafios reais com potencial de mercado; aproximação de potenciais clientes e apresentação a possíveis investidores. Confira os detalhes no edital.

Qual solução minha startup deve oferecer?

Sua startup precisa ter uma solução inovadora direcionada para resolver os desafios do setor público ou uma solução que resolva problemas reais de qualquer outro setor. Das 60 startups a serem selecionadas, até 90% serão startups que possuem soluções para o setor público e as demais serão soluções tecnológicas de quaisquer segmentos.

Qual o valor do investimento?

O valor do investimento que a startup poderá receber é de até R$ 80 mil.

Quantas horas de mentoria serão disponibilizadas?

Serão disponibilizadas 380h de mentorias para desenvolver a sua startup. Ou seja, apoio e incentivo da nossa parte não vai faltar!

Quais são os principais requisitos que minha startup precisa ter para participar?

Sua startup precisa ser registrada, empreender em Minas Gerais e claro, apresentar uma solução inovadora para resolver gargalos presentes em cerca de 22 instituições do setor público.

Se minha startup for classificada, preciso prestar contas?

Sim, claro! A gente precisa justificar para onde vai o investimento. Saiba os detalhes da prestação de contas no edital. Leia aí!

Qual a contrapartida para minha startup participar?

A contrapartida é um investimento de 6% do valor concedido para solução. Serão considerados as horas de difusão para repassar o conhecimento para a sociedade mineira, cessão e manutenção das melhores soluções públicas por seis meses para o Estado.

Se minha startup for finalista, quanto tempo dura nosso vínculo com o setor público?

A cessão da sua solução inovadora, caso a startup seja a finalista, estende-se por seis meses.

Tenho um dúvida pontual, qual canal uso para esclarecer?

Você pode esclarecer dúvidas pontuais no e-mail: operacoes@seed.mg.gov.br

Precisa falar com o Seed?

Entre em contato pelas redes sociais ou pelo email: contato@seed.mg.gov.br

 

Gostaria de receber novidades e informações sobre a Edição Especial do Seed?

Cadastre-se no link abaixo:


Em maio de 2021, 59 startups iniciaram sua jornada na Edição Especial do Seed. Conheça quais são elas:

4 Hábitos

A 4 Hábitos transforma resíduos de redes de varejo e serviços em ativos de impacto socioambiental gerando indicadores ESG através de um monitoramento remoto utilizando inteligência artificial.

 

 

Addhere

A Addhere é uma plataforma de cuidado interdisciplinar baseada em I.A. para o suporte ao diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

 

 

Agroneural

A Agroneural é uma plataforma que potencializa a ação dos consultores junto aos agricultores, democratizando o conhecimento. 

 

 

 

Agrônomo Digital

A Agrônomo Digital é uma startup de agricultura digital, que busca principalmente ser o braço direito e a ponte entre produtores, especialistas e instituições no dia a dia da lavoura, fornecendo conhecimentos, ferramentas, recursos rápidos, precisos e contínuos. Um assistente inteligente da sua lavoura 24h/dia.

 

 

Akintec

A Akintec é uma empresa de tecnologia que acredita no desenvolvimento de micro empresas em regiões vulneráveis, os serviços têm o objetivo ampliar a capacidade produtiva destes empreendedores e comunidade.

 

 

Amachains

A Amachains é uma plataforma que utiliza contratos inteligentes em blockchain para registrar e consultar dados de uma cadeia produtiva.

 

 

 

Banco Afro

O Banco Afro é uma fintech de impacto social que oferece conta digital, distribuição de renda e apoio ao empreendedorismo.

 

 

 

Canopy Remote Sensing Solutions

A Canopy Remote Sensing Solutions combina ciência e tecnologia de sensoriamento remoto para entregar soluções inovadoras em mapeamento, inventário e monitoramento florestal. A startup é pioneira no emprego de tecnologias de sensoriamento remoto 3D em aplicações florestais e oferece soluções que representam o estado da arte em geotecnologias. 

 

 

Checkbits

Checkbits é um aplicativo de checklists que vai revolucionar a gestão e operação da sua empresa! Coleta de dados simples, resultados exponenciais.

 

 

Code Square Tecnologia

Code Square Tecnologia é uma startup focada no desenvolvimento de softwares e aplicativos. Já lançamos quatro produtos próprios, sendo 2 na área de Food Tech, 1 na área de E-commerce e 1 na área de ConstruTech.

 

 

Codifique

A Codifique trabalha com câmeras inteligentes para a indústria 4.0, resolvendo problemas de IoT com reconhecimento por imagem, sem necessidade de sensores ble ou rfid para cada objeto monitorado.

 

 

ConsuTI

A ConsuTI oferece soluções em Tecnologia da Informação para gestores e empreendimentos que necessitam otimizar e gerar melhores resultados com a organização, automatização e sistematização de processos. A partir da inteligência de dados conseguimos reduzir custos e aumentar a produtividade.

 

 

DataGoal

DataGoal auxilia gestores municipais na interpretação de informações para a tomada de decisão a partir da avaliação, por parte da população, dos serviços e das políticas públicas.

 

 

EMIOLO.COM

A EMIOLO.COM é uma startup de inteligência em nuvem, focada em desenvolver soluções digitais customizadas e escaláveis para grandes empresas. Tem como produto tecnologias sob medida na cocriação de soluções digitais, que agregam valor às grandes corporações através de estratégias digitais e melhor tomada de decisão, auxiliando e acelerando os processos de transformação digital.

 

 

Eva Onboarding

Eva Onboarding é uma plataforma completa para admissão e onboarding digital de novos colaboradores.

 

 

 

Exponencial Cursos

Exponencial Cursos é a Única Escola 4.0 do Brasil. Desenvolvem 5 competências nas crianças e jovens que circulam a educação 4.0: Robótica e Programação, Desenvolvimento de Games, Empreendedorismo e Educação Financeira, Inglês e Matemática Digital. O objetivo é ser a maior escola disruptiva do Brasil e democratizar a Educação 4.0 para todos.

 

 

Fluxo

Fluxo é uma plataforma que ajuda empresas a compreenderem seus desafios e oportunidades de melhorias através do feedback dos clientes e colaboradores.

 

 

Gesuas

Gesuas é uma plataforma para gestão de informações de atendimentos de famílias em vulnerabilidade em programas, projetos e serviços.

 

 

 

Guiia

Guiia trabalha com dados geolocalizados para gerar análises capazes de realmente construir valor, que levam em consideração pessoas e o contexto local onde estão inseridas.

 

 

Helpmy

A Helpmy plataforma que facilita a contratação de cuidadores de idosos. Por meio de tecnologia de ponta você contrata o serviço de um cuidador com poucos cliques pelo nosso aplicativo, com agilidade, segurança e tranquilidade.

 

 

Interact Place

Interact Place conecta pessoas, lugares e informações. Desenvolvem sistemas focados em obter indicadores do cliente e de sua jornada através de mapas, interações com o ambiente real e ludificação.

 

 

Ivare

A Ivare cria e implementa soluções de IA que ajudam as empresas e governo na criação e/ou melhoria de seus produtos, projetos e processos.

 

 

Juntus

A Juntus ajuda empresas a encontrar o transportador certo em menos de 1 minuto, conforme sua demanda, sempre que necessário e em um único local. 

 

 

Litroz

A Litroz é um sistema de gestão de abastecimentos, 100% digital e gratuito para as empresas. Entregam controle para empresas e postos de gasolina, a baixos custos e com prazos de repasse reduzidos.

 

 

Logmax

A Logmax facilita a identificação das melhores opções de frete considerando o produto a ser transportado, modais disponíveis, custos e prazo de entrega. Após o recebimento das informações da carga, a plataforma sugere o modal ou qual integração de modais mais apropriados para o transporte. 

 

 

Maxbot

A Maxbot é uma plataforma de atendimento ao cliente, indicada para quem tem vários atendentes e deseja usar o mesmo número de WhatsApp, com estrutura e respaldo jurídico.

 

 

Milênio Bus

Milênio Bus hardware, aplicativo e plataforma que permitem o controle e dimensionamento dinâmico da operação através do fluxo de passageiros.

 

 

Move Your Body

A Move Your Body é plataforma que auxilia Instituições Públicas e Privadas na Gestão de projetos esportivos via Lei de Incentivo ao Esporte e ICMS Esportivo, organizando os dados, facilitando o acesso e possibilitando a transparência das ações com o foco na difusão das informações em tempo real.

 

 

MuniDigital

A MuniDigital é uma plataforma que visa transformar a gestão governamental, integrando todas as áreas operacionais dos diferentes estamentos do governo (prefeituras, estado, união) através do uso de plataformas digitais e inteligência de dados. Conseguindo, assim, fortalecer as capacidades de gerenciamento, gerar eficiência na operação e economizar recursos financeiros.

 

 

Na Lupa Design

A Na Lupa Design é uma plataforma de projetos de decoração online com mais de 200 clientes em 10 países.

 

 

 

OpTime

A OpTime é uma ferramenta desenvolvida para o planejamento de operações logísticas. Possibilitamos tomadas de decisão mais rápidas e otimizadas através de algoritmos matemáticos poderosos e uma inteligência computacional avançada.

 

 

Orbis

A Orbis é uma empresa especializada em software social usando geolocalização. Seu principal produto é uma rede geo-social onde usuários criam e participam de grupos marcando a presença dessas comunidades em cima do mapa.

 

 

Ouvidor Digital

A Ouvidor Digital é uma solução de canal de denúncias pioneira na utilização de automação conversacional (IA e chatbot) para prevenção de situações de assédio, desvios financeiros e descumprimento da legislação nas organizações. 

 

 

Papayas

A Papayas é o primeiro benefício que conecta colaboradores a uma rede de alimentação saudável e sustentável. Com o benefício Papayas os colaboradores têm acesso a feiras orgânicas, estabelecimentos locais e diversas opções de delivery para maior comodidade e segurança.

 

 

PhDRisk

O PhDRisk desenvolve o Sistema de IAS para análise de risco, crédito e ativos financeiros.

 

 

 

Pix Force

A Pix Force desenvolve soluções para interpretar imagens e vídeos automaticamente, de forma mais barata, rápida e precisa do que a visão humana. Através da inteligência artificial aplicada à visão computacional, transformamos imagens obtidas por câmeras, drones e satélites em informações e dados valiosos.

 

 

Ativa Soluções

A Ativa Soluções desenvolve soluções para prover a conectividade e gerenciamento remoto de dados para diversos segmentos de negócios, tais como: Hidrologia, Agronegócio, Saneamento, Gás, Energia, Telecomunicações, Radiodifusão e TV Digital, Transporte, Petróleo, Segurança e Automação.

 

 

QualityHub

A QualityHub desenvolve soluções digitais para uma gestão da qualidade otimizada na indústria.

 

 

 

Quasar

A Quasar desenvolve softwares que otimizam a gestão pública e simplificam o dia a dia do cidadão.

 

 

 

RetinaVision

A RetinaVision é uma plataforma de OCR que ajuda estacionamentos, condomínios, centros logísticos, bairros e cidades na gestão e controle da frota de veículos.

 

 

RuhWater

A RuhWater desenvolve solução em medição hídrica por dispositivo IOT via satélite que facilita a gestão e tomada de decisão.

 

 

 

SentiMonitor

A SentiMonitor desenvolve Inteligência Artificial para insights sobre consumidores e mercados a partir de Dados Públicos (Internet) e Privados (SAC, NPS, Chat).

 

 

Siatel

A Siatel desenvolve soluções tecnológicas sob medida usando IoT e módulos eletrônicos próprios, resolvendo dores e permitindo automatização e melhor gestão dos clientes.

 

 

Sigma

Sigma é uma plataforma que inclui repositório, processamento, análise e síntese de dados geográficos. Processamento automatizado de informações de imagens digitais usando deep learning (IA), modelagens ambientais integradas ao banco de dados geográficos.

 

 

SignumWeb

SignumWeb é uma plataforma que conecta seu negócio diretamente à pessoa surda através de um intérprete de libras humano remoto, uma tecnologia assistiva que ajuda empresas a acessar e atender essa importante parcela da sociedade.

 

 

Simplifica Fretes

A Simplifica Fretes faz a conexão entre as empresas que realizam operações de importação e exportação à transportadoras qualificadas para fazer o frete, otimizando processos e reduzindo custos para os embarcadores e gerando um alto volume de demandas de frete todos os dias para as transportadoras.

 

 

CEM

O CEM monitora situações críticas com o objetivo de salvar vidas humanas expostas a risco ambiental ou acidental, colaborando ativamente para as metas da ODS/ONU e Marco de Sendai.

 

 

TCX

A TCX é uma spinoff da TCS Industrial especializada em Indústria 4.0 com soluções de ponta em I.A., Visão Computacional e IoT.

 

 

 

Total Strategy

A Total Strategy trabalha focado  em eliminar perdas, otimizar compras e aumentar o marketshare. Desenvolve soluções para o problema de mais de R$ 8 bilhões de alimentos que são jogados no lixo por atingirem suas validades antes de chegarem aos consumidores finais.

 

 

TI.MOB

TI.MOB Tecnologia e Mobilidade promove serviços em mobilidade urbana e segurança, levando soluções inteligentes para os municípios e cidadãos visando melhorar a locomoção, mobilidade e a segurança nas cidades.

 

 

Tutu Digital

A Tutu Digital é uma plataforma de intermediação entre investidores a empresas que necessitam de crédito diretamente de forma justa para ambos os lados. 

 

 

Ultra HAUS Strategic Solutions

Ultra HAUS Strategic Solutions cria soluções digitais aplicáveis em um mundo analógico.

 

 

 

Urmob.City

Urmob.City ajuda empresas de transporte coletivo e fretamento a serem mais eficientes e legais.

 

 

 

Vitau Automation

A Vitau Automation busca atuar na vanguarda da Tecnologia 4.0, fornecendo e desenvolvendo soluções e tecnologias para a otimização de processos.

 

 

Weex

A Weex promove campanhas corporativas de uma forma seriamente divertida. Reinventam campanhas que quase todas as empresas fazem, mas dificilmente funcionam.

 

 

XPR Produtofinal

A XPR Produtofinal ajuda organizações, comunidades e destinos turísticos a potencializar suas experiências de consumo para acelerar a transformação digital e expandir a base de desenvolvimento econômico.